São Paulo leva o tri mundial em Tóquio

spfc-tri-mundialEm 2005, a FIFA rendeu-se a Tóquio. O Mundial de 2000 não teve sequência, nem patrocinador. A FIFA acertou com a Toyota. O Mundial Interclubes virou Mundial de Clubes. O formato de 2000 mudou. Desta vez, apenas seis campeões continentais, sem convidado local. Lembrando que por questões político-eleitorais, a FIFA tem seis continentes. Era necessário abrir o evento. Qualquer modalidade esportiva precisa ser difundida mundialmente. Este é o segredo do futebol. João Havelange teve mérito na sua política de levar o futebol para vários países. Em 2010, vamos ter a primeira Copa na África.

O São Paulo de 2005 não era maravilhoso. Foi campeão paulista com Leão. O técnico deixou o time no mata-mata da Libertadores. Paulo Autuori assumiu e levou o grupo ao tri-mundial. Na semifinal em Tóquio, o tricolor venceu o franco atirador All Ittihad, da Àsia. Amoroso fez dois gols na vitória de 3×2. Rogério Ceni fez um de pênalti. Na final em Yokohama, o São Paulo bateu o Liverpool por 1×0.

O São Paulo tomou o maior sufoco. Deu dois chutes no gol e fez um com Mineiro. Rogério Ceni fez defesas fantásticas. Foi sua melhor atuação pelo São Paulo. Saiu com o prêmio de melhor jogador do mundial. O time inglês chegou com postura de melhor do universo e levou o quatro vice-campeonato.

O site da FIFA fala mais sobre o Tri- Mundial.

http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

Amoroso fala do Tri Mundial.

AMOROSO

Comentários

comments

  • 38 Comentários

    Adicionar comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *