Por que Messi não é cai-cai?

Qual o motivo de um atleta tenta enganar os árbitros? Malandragem é uma questão cultural. Quem não se lembra da Lei de Gérson: “Gosto de levar vantagem em tudo”.  Pois é, o Brasil tem orgulho do Malandro. E paga um alto preço. Quem planta, colhe.

Aqui, ser honesto e sério é um caminho muito mais difícil.

Recebi esta semana um texto do Luiz Gustavo Leite, amigo de meus filhos. Assim como a imensa maioria dos jovens brasileiros, ele sonha com uma sociedade mais honesta, mais civilizada, como acontece na maioria dos países da Europa. Cita a Olimpíada de Londres, obras concluídas no prazo, orçamento transparente, devolveram dinheiro.

Conheço cidades nos Estados Unidos onde não existem funcionários no caixa do supermercado. Você pega a mercadoria, passa o código de barras e paga. Compra jornal da máquina, abastece sem frentista…Eles preferem desta forma, eu também.

Sinto falta de viver numa sociedade assim, que respeita idosos, respeita fila, respeita consumidor… Nunca estive no Japão mas as histórias que me contam e os exemplos de solidariedade no tsunami são maravilhosos. O cara só pegava aquilo que precisava.

Exceção aos políticos, essa máfia é globalizada, esta praga tem em todo lugar.

É claro que existem bandidos, corruptos e malandros em todo planeta, mas nas sociedades evoluídas a porcentagem é menor e a maioria vive na cadeia. Em Melbourne, onde estive várias vezes, muitas pessoas não trancam a porta da casa. Em alguns lugares da Florida, o conversível fica aberto. É maravilhoso viver assim, sem stress diário do crime.

Para nós brasileiros, pode parecer surreal mas isso existe, é real.

Em São Paulo o pessoal está aproveitando a greve da gasolina para ganhar dinheiro. O taxista está pagando para trabalhar. Tem corrupção e propina no dia a dia, em tudo.

Voltando ao futebol, Pelé, Maradona, Zico… todos sempre sofreram faltas duras. Messi apanha mais que os brasileiros. Historicamente a becaiada na Europa sempre bateu mais. Pelé 66, Zico 82…. Não é maldade, é estilo de jogo, ou falta de cintura.

Holanda, Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai, África… batem mais que brasileiros.

Veja o vídeo do Youtube: “Messi never dives”.

É impressionante. Messi abre mão de pênaltis e segue na jogada para tentar marcar o gol. Messi não é o melhor do mundo por acaso.

Messi Never Dives

Comentários

comments

  • 103 Comentários

    Adicionar comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *