Clubes brasileiros campeões mundiais

santos-1963

Neste domingo, a partir das 14h30, estarei apresentando na Jovem Pan, um especial dos clubes brasileiros campeões mundiais. Começamos com o Santos, um dos maiores times da história. Pepe fala das finais contra Benfica (62) e Milan (63), conta detalhes da segunda partida no Estádio da Luz, em Portugal, fala da maior exibição de Pelé pelo Santos e dos jogos no Maracanã. Naquela época, o melhor do mundo era conhecido através da Copa Continental, disputada em duas partidas. Era sem dúvida o formato mais charmoso de todos os mundiais de clubes.

Em 1981, o Flamengo conquista o Mundial Interclubes. Foi o melhor time da história do Flamengo. O título foi decidido numa única partida, em Tóquio. O artilheiro Nunes fala da vitória em cima do Liverpool. Pelo Grêmio, campeão em cima do Hamburgo em 1983, fala o Mário Sérgio. Pelo bi-campeão São Paulo, Barcelona (92) e Milan (93), fala o goleiro Zetti. Sem dúvida, foi o maior título de clube na carreira de todos eles.

Em 2000, surge uma nova versão: Mundial de Clubes. Vampeta relembra o título que surgiu depois de um 0x0 contra o Vasco, no Maracanã. Foi a única decisão do mundial jogada entre clubes do mesmo país, jogando no próprio país.

Em 2005, o São Paulo leva o tri-mundial em cima do Liverpool. Vamos relembrar a vitória com Amoroso. Em 2006, o Inter conquista seu primeiro mundial. Fabiano Eller fala da decisão contra o Barcelona. Estes dois títulos foram no formato “Mundial de Clubes”.

Além dos campeões, vamos ouvir dois vice-campões ilustres: Palinha que jogou pelo fantástico Cruzeiro de 1976. E Cesar Sampaio, craque de um dos maiores times da história do Palmeiras em 1999.

Todos os entrevistados comprovam que os europeus nunca gostaram de perder o título para os sul-americanos. É lenda dizer que eles não davam importância. O que existe até hoje é a soberba dos europeus. É evidente que todo campeão da Liga dos Campeões entra para ganhar títulos. E quando perdem, choram muito.

Se você quiser saber a lista dos campeões antes de 2005, entre no site da FIFA.

http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html

Espero vocês a partir das 14h30 na Jovem Pan AM, ou www.jp.com.br

  • 174 Comentários

    Adicionar comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *