Vinhos Tintos no Verão



Muitos creem que o verão não comporta o consumo do vinho tinto. Esse é um mito que tem que ser derrubado, pois é, absolutamente falacioso. Não vou dizer que o verão autoriza que se beba um Cabernet Sauvignon encorpado ou um Amarone, entretanto, sabendo escolher, é possível se ter muito prazer com vinhos tintos no verão.

Primeiro devemos escolher vinhos de corpo médio e jovens, vinhos que não carreguem muito na madeira ou que, preferencialmente, nem estagiem em barris de carvalho. Depois eleger vinhos não muito alcoólicos, vinhos que não ultrapasses a barreira de 13% de álcool por volume. Outra dica é prestar atenção nas castas: Gamay, Cabernet Franc e Pinot Noir, que costumam entregar vinhos mais apropriados para o consumo em climas quentes.

beau-gelado

Não acreditem que países de clima quente tenham a tendência a produzir vinhos mais apropriados para o consumo no verão pois isso não vale. A maioria dos vinhos da África do Sul, por exemplo, não são os mais recomendáveis para o verão.

Por último é muito importante atentar-se para a temperatura de serviço do vinho tinto. Nada de consumí-lo a temperatura ambiente. Refresque-o, leve-o a uma temperatura que orbite os 15ºC, ele se tornará muito mais agradável.

Os vinhos argentinos Pinot Noir da Patagônia, os Cabertes Franc do Loire, os Gamay de Beaujolais, alguns Barberas do Piemonte e alguns vinhos naturais brasileiros, são recomendados para o verão.

Comentários

comments