Disputa pelas presidências da Câmara e Senado

José Maria Trindade   10/11/2016   Comentários desativados em Disputa pelas presidências da Câmara e Senado

O PMDB joga a toalha e líderes admitem que a presidência da Câmara deve ficar mesmo com o PSDB. O Centrão reage e vai lançar um candidato representando os partidos. O líder do PTB, deputado Jovair Arantes reuniu os partidos do centrão e a promessa é de que só haverá um candidato em fevereiro em nome do grupo. Na Câmara… Read more »

Líderes querem acabar com pautas surpresas na Câmara

José Maria Trindade   10/11/2016   Comentários desativados em Líderes querem acabar com pautas surpresas na Câmara

A segunda tentativa de aprovar surpresas no plenário foi impedida até com a participação de governistas. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia incluiu na pauta a votação de urgência ao projeto que aliviava para as empresas envolvidas em irregularidades e desvios de recursos públicos. O projeto que quer mudar as regras e tirar o Tribunal de Constas da União… Read more »

O Trump brasileiro é Bolsonaro

José Maria Trindade   09/11/2016   Comentários desativados em O Trump brasileiro é Bolsonaro

A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos deixa avaliações políticas por aqui. Foi o comentário do dia no Congresso e a conclusão é de que em política tudo pode acontecer. O efeito primeiro é que o deputado Jair Bolsonaro, do PSC do Rio de Janeiro decidiu confirmar a sua candidatura e em pleno Conselho de Ética da Câmara gritou… Read more »

O temido acordo da Odebrecht

José Maria Trindade   03/11/2016   Comentários desativados em O temido acordo da Odebrecht

  Foi difícil, mas está encaminhada a famosa delação premiada da empreiteira Norberto Odebrecht. A dificuldade no acordo foi o envolvimento da empresa, de mais de 80 funcionários, executivos, multas e pedidos públicos de desculpa, além de regras claras de compliance para evitar envolvimento em futuras irregularidades. A multa será alta, os principais executivos terão que passar um tempo na… Read more »

Começa a reforma política na Câmara

José Maria Trindade   26/10/2016   Comentários desativados em Começa a reforma política na Câmara

Os partidos tentam acordo para votar a reforma política na Câmara já com mudanças discutidas no Senado. A comissão especial para a reforma foi instalada na Câmara e o presidente, deputado Lúcio Vieira Lima, do PMDB e o relator, deputado Vicente Cândido, do PT se dizem prontos para iniciar o debate. As prioridades de votação já estão certos, o  financiamento… Read more »

Só Renan vê crise institucional e não obstrução de investigação

José Maria Trindade   25/10/2016   Comentários desativados em Só Renan vê crise institucional e não obstrução de investigação

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros dá ares de crise institucional a reação dele à operação da Polícia Federal autorizada pelo juiz federal Vallisney Souza Oliveira. Mesmo com a resposta da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, o senador Renan Calheiros mantém as críticas à investigação sobre obstrução das investigações da Lava Jato com uso de recursos… Read more »

Os mais altos salários do mundo estão no Brasil e públicos

José Maria Trindade   25/10/2016   Comentários desativados em Os mais altos salários do mundo estão no Brasil e públicos

Líderes avaliam no Congresso a definição de um limite de gastos com salários. O teto salarial no Serviço Público teoricamente é o salário de ministro do Supremo Tribunal Federal, 33 mil e 700 reais. Só que 11 mil juízes recebem muito mais do que isto. Alguns chegam a pagar em descontos, 11 mil reais, em salários que ultrapassam os 111… Read more »

Renan diz que o Senado foi agredido com prisão de policiais legislativos

José Maria Trindade   24/10/2016   Comentários desativados em Renan diz que o Senado foi agredido com prisão de policiais legislativos

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros vai ao Supremo para saber onde estão as divisões de competência entre os poderes. A ação será uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. O senador Renan Calheiros ficou furioso com a operação Métis que foi ao Senado para apreender equipamentos de varredura contra grampos telefônicos e prender quatro policiais legislativos. Três foram… Read more »

Disputa aberta pelo poder na Câmara

José Maria Trindade   19/10/2016   Comentários desativados em Disputa aberta pelo poder na Câmara

O governo despachou emissários para abafar na Câmara o movimento de disputa pela presidência em substituição ao deputado Rodrigo Maia. Foi um corte e uma contensão em setores do grupo chamado Centrão que disputa o controle da Câmara dos Deputados. O líder do PTB, deputado Jovair Arantes tentou sair na frente, mas acabou recuando na ideia. Foi procurado pelo ministro-chefe… Read more »

Fim do dilema, Fies será normalizado

José Maria Trindade   18/10/2016   Comentários desativados em Fim do dilema, Fies será normalizado

O Congresso Nacional aprovou por unanimidade depois de quatro tentativas o crédito especial de um bilhão de reais para o Ministério da Educação pagar 700 milhões para taxas dos bancos que operam o Fies e 300 milhões para os gastos com a realização do Enem. Houve até pedido formal para o presidente Michel Temer assinar medida provisória ou decreto para… Read more »