Exames podem detectar cocaína de 14 a 22 dias após o uso

Exame de urina pode detectar cocaína  até 14 dias após o uso, alerta o médico Anthony Wong . Já no sangue, é possível detectar até 22 dias após o uso, informa o Centro Brasileiro de Informações sobre drogas.

Acompanhe as respostas do diretor do Centro o de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, em São Paulo, dr. Anthony Wong  às  perguntas mais frequentes quando o tema é droga. Em seguida, leia a tabela publicada pelo Cebrid sobre teste para detectar drogas no organismo.

P –  Qual droga o viciado deixa mais rápido?
R – Não existe nenhuma droga fácil de deixar, depois de experimentar.

-Lança-perfume vicia?

Resposta: A rigor, lança- perfume não provoca dependência química ou física.No entanto, há pessoas que apresentaram dependência psíquica, o que pode ser até mais intensa que a dependência física. De qualquer forma, pode causar lesão irreversível ao cérebro, com destruição de neurônios, distúrbios funcionais e distúrbios de memória e raciocínio. Pode também afetar os glóbulos vermelhos e brancos, além do fígado. O lança -perfume é feito de eter/clorofórmio ou dicloroetileno ou outros solventes. Estes compostos voláteis podem provocar e precipitar arritmias cardíacas fatais e/ou convulsões, pois deixam o miocárdio(músculo cardíaco) mais excitável e irritável, causando parada cardíaca.

–O que tem na maconha?

Resposta-. A maconha contém uma substância chamada THC, que pode causar um barato perigoso. É como se o tempo não passasse e o espaço ficasse maior. Um minuto pode parecer dez. É achar que sentar-se no parapeito da janela de um apartamento no oitavo andar, não significa risco. A maconha faz um medo virar desespero, pânico. A maconha pode provocar problemas respiratórios, porque prejudica os pulmões. A longo prazo ,reduz a capacidade do corpo de se defender de infecções.


Qual o primeiro efeito  da maconha  no organismo?
R – A pessoa começa a perder a noção de tempo e de espaço. Um minuto pode representar muito mais. Se antes de fumar a maconha, a pessoa tiver algum medo, depois que fumou esse medo vira pânico.

Quanto tempo leva para detectar maconha  em  exame de sangue ou  urina  no caso de uma pessoa que experimentou apenas uma vez e em pouca quantidade?

Resposta_A detecção depende da qualidade do produto, metabolismo de cada um, superfície corpórea, uso concomitante de outras drogas, ingestão de alimentos, tempo de uso, doenças agudas e crônicas coexistentes entre outros fatores. O mais seguro é NÃO USAR.

Quanto tempo a cocaína  demora para sair  do sangue?

Resposta: A persistência da cocaína no corpo depende de vários fatores, tais como a pureza, a forma de ingestão (crack, inalado, injetado), do uso e da freqüência. Pode durar de 4 a 14 dias. A duração do efeito depende do total de doses num determinado momento.

-Quanto tempo o LSD fica no organismo ou sangue?

Resposta: O LSD fica algum tempo no organismo, mas seus efeitos podem durar dias, semanas e até anos (15 anos). Não é possível garantir quanto tempo o LSD fica no corpo, pois varia de pessoa para pessoa.

Quais são os efeitos da heroína  no cérebro?
R – Heroína vicia rapidamente. A partir da quinta dose já pode viciar. A heroína faz a pessoa se sentir desligada do mundo. Causa sonolência.O uso contínuo faz perder a vontade de se cuidar. Depois de viciada, se a pessoa não injetar, fumar ou cheirar a droga, sente cólicas intensas, fica irritada, angustiada, tem dor no corpo e medo. Tem também desidratação e perigosa perda de peso.

Tomando ecstasy ou fumando maconha  se tem perda de memória?
R – Sim, há perda de memória. Os dois afetam e destróem os neurônios e as áreas que armazenam a memória. Isso varia de acordo com a frequência e suscetibilidade da pessoa. Quanto mais usar, mais rapidamente destrói.

O CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS INFORMA QUE DROGAS PODEM SER DETECTADAS PELOS EXAMES DE URINA, SANGUE OU CABELO. O CEBRID PUBLICOU TABELA QUE REVELA O TEMPO APÓS O USO EM QUE DROGAS APARECEM NO TESTE DE URINA:

TEMPO DA DETECÇÃO DAS DROGAS NA URINA

Substância

Tempo de detecção

Álcool

6 horas

Anfetamina/Metanfetamina 48 horas
Barbitúricos
ação curta 24 horas
ação intermediária 48 a 72 horas
ação prolongada 7 dias
Benzodiazepínicos 3-10 dias
Metabólitos da cocaína 2 a 3 dias
Metadona 3 dias
Cocaína
uso ocasional 2 a 4 dias
uso crônico 10 a 14 dias
Codeína/Morfina 48 horas
Canabinóides (maconha)
uso único 3 dias
uso moderado 4 dias
uso diário 10 dias
uso de meses 21 a 27 dias
Fenciclidina (pcp) 8 dias


Sobre o exame de sangue , o Cebrid  informa que “a cocaína produz dois metabólitos, o metil-ester-ecgonina e o benzoilecgonina. Este último pode ser detectado no sangue em até 3 dias após uso único e pode ser detectado em até 22 dias após a última dose em usuários crônicos e com altas doses de uso.”

Comentários

comments

15 thoughts on “Exames podem detectar cocaína de 14 a 22 dias após o uso

  1. Paulo

    Ola Doutor gostaria de saber o que pode aconteçer com quem tem sindrome do panico e usar uma dose só de cocaina ou seja dose pequena ? Obrigado e fico no aguardo da resposta !

    1. Izilda Alves

      Olá!

      “A cocaína produz dois metabólitos, o metil-ester-ecgonina e o benzoilecgonina. Este último pode ser detectado no sangue em até 3 dias após uso único e pode ser detectado em até 22 dias após a última dose em usuários crônicos e com altas doses de uso”. A informação é do CEBRID- Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas

  2. Denize

    Boa tarde Doutor, tenho fortes indícios que o meu sobrinho de 13 anos está usando ou começando a usar o crack. Qual exame de sangue que posso fazer para ter a confirmação se ele está utilizando o crack e outras quais malditas drogas possíveis?
    Desde já agradeço.

    1. Izilda Alves

      Olá!

      Há os exames de urina e de sangue. Mas eles devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional. Indicamos três profissionais da Campanha para sua melhor orientação:

      Ana Laura Parlato -psicóloga 4612-8382

      Maria Diamantina Castanheira dos Santos -psicóloga
      15-3289-7181

      e no Grupo Amor Exigente- com Miguel Tortorelli- mtortorelli@pop.com.br ou (11)2952-0217

  3. Letícia

    ola, gostaria de saber se eh detectado em um exame de urina normal, no ql n foi pedido o toxicologico, a presença de cocaina, sendo q ela foi inalada a um dia antes? e com ql nome aparece no exame? desde ja obrigado… aguardo a resposta… ;)@#

  4. Thays

    Olá…
    preciso de ajuda,eu experimentei cocaína em dois dias seguidos foi apenas para experimentar.Dei 2 tiros em um dia e mais 2 no outro,quinta feira vai fazer seis dias que isso aconteceu.E na quinta feira eu tenho que fazer dois exames um de sangue e outro de urina,mesmo não sendo feito o pedido toxicológico tem como constar a presença da cocaína ?:S (Obs:os exames que serão feitos é por causa de uma infecção urinaria)

    1. Izilda Alves

      Responde o psiquiatra Elie Calfat, coordenador médico do SAID- Serviço de Atenção Integral ao Dependente, projeto do Hospital Samaritano e da Prefeitura:

      “A ajuda que você precisa é por ter repetido o experimento de cocaína. Seria importante procurar um CAPS-Centro de Atenção Psicossocial- mais próximo de sua casa para uma consulta com especialista e iniciar um tratamento antidrogas. É um atendimento gratuito. Quanto ao exame que você cita em seu email, o resultado vai mostrar somente se há risco para infecção.
      O exame que mostra se houve uso de drogas chama-se toxicológico. O que foi pedido para você, conforme conta em seu email, é somente para indicar se há, ou não, infecção.”
      Para revelar se houve uso de droga, é pedido um outro exame , chamado toxicológico.”

    2. Jefferson chagas de almeida

      Olá doutor!

      Eu preciso fazer o exame do cabelo, toxinológico. O problema é que eu usei cocaína 3 vezes nesses ultimo 3 meses, todas as vezes foi durante uma noite. A pergunta é será que vai acusar no exame? Aguardo resposta! Obrigado.

  5. Maria

    Boa noite,
    se a pessoa parou d usar cocaína por alguns meses…de jeito nenhum tem como detectar se ela ainda possui um pouco da substancia de cocaína no corpo?Nenhum exame mais aprofundado..tipo antidoping!

  6. Ivana Marçal

    cherei cocaina 4 ou 5 vezes mais em dozes pequenas (dois ou até tres careiro) e sem muita frequencia. Já a maconha foram mais vezes e com mais frequencias. e queria sua ajuada, cherei cocaina e fumei maconha ontei e to sentindo uma dor forte perto do peito hoje o dia inteiro, tem alguma coisa haver com a droga que usei? e quanto tempo vai demorar pra ela sair do meu sanguem? pq tambem não quero mais usar nada disso. o senhor sabe se posso ser considerada uma usuaria de droga? não me considero dependente posso viver sem ela mas so usei algumas vezes e foi mais por diverção. e prometo pelo meu proprio bem não usar mais…

Deixe uma resposta