“Guerra pela vida-A campanha da Jovem Pan contra as drogas”, tema do Instituto Verdescola em sua Semana da Juventude

Izilda Alves   25/08/2017   Comentários desativados em “Guerra pela vida-A campanha da Jovem Pan contra as drogas”, tema do Instituto Verdescola em sua Semana da Juventude | Shortlink:

“Guerra pela vida-A campanha da Jovem Pan contra as drogas” foi tema da Semana da Juventude no Instituto Verdescola, exemplo para o Ministério da Educação

Cenas de uma escola que cria cidadãos no Brasil
As meninas se aproximam, abraçam e beijam a diretora Silvia Dias para desejar “boa tarde!” Meninos repetem o carinho à diretora sentada numa cadeira branca, em frente a uma mesa branca, almoçando no mesmo local e com o mesmo cardápio para os alunos da tarde. Nesta quinta-feira, arroz, feijão, escondidinho de carne e salada. Estou no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy, em São Sebastião, cidade paulista a 203 quilômetros da capital. Uma escola modelo do Brasil que queremos. Uma escola sem agressões, sem palavrões, sem pichações, portanto, com disciplina e, onde a diretora recebe representantes de classes para reivindicações. Fica em área de comunidades e com tráfico de drogas mas que nunca sofreu invasão pelo respeito que todos têm pelo Instituto.

Guerra pela vida” tema da Semana da Juventude no Instituto Verdescola

O Instituto me convidou para fazer uma palestra sobre “Guerra pela vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas”, livro que escrevi para o Instituto Jovem Pan e publicado pela Editora Sarvier. Para a apresentação, o Instituto reuniu diretores de escolas da região, pais e 200 estudantes, de 13 a 18 anos. O Instituto comprou exemplares do “Guerra pela vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas” para ser doado à direção das escolas públicas do bairro e para deixar em sua biblioteca para consulta dos alunos. A diretora Jurídica do Verdescola, advogada Fernanda Carbonelli, avalia a apresentação:

“Na sua fala muito descontraída, Izilda,você tocou, de fato, na realidade desses alunos. Você se aproximou da realidade desses jovens. Foi fantástico! Vi alunos incomodados porque você traz a consciência, informação que vai fazer a diferença na vida deles. “

Evanildes Alves Dos Santos Andrade, referência para as famílias que moram em Barra do Sahy, em São Sebastião, próximo ao Instituto Verdeescola, avalia a palestra que fiz sobre o livro “Guerra pela vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas” nesta quinta-feira para alunos, professores, diretores de escolas públicas da região e pais:” Uma palestra bem esclarecedora!! Muito boa”

Instituto Verdescola, exemplo para o Ministério da Educação
O Instituto Verdescola tira os alunos das ruas, oferecendo reforço escolar após as aulas nas escolas públicas da região. O Verdescola oferece alimentação e cursos profissionalizantes em diversas áreas também para os pais e depois ajuda na venda de bolsas, blusas, pano de prato, bijuterias que produzem em seus cursos. Os cursos são gratuitos e em três períodos (manhã, tarde e noite), para atender toda a costa sul do Município de São Sebastião. “Além dos filhos, temos de cuidar dos pais para termos melhores resultados”, ensina a advogada Fernanda Carbonelli.
Limpeza marca os corredores, salas e banheiros do Verdeescola.
No Instituto, professores incentivam o hábito da leitura e alunos retiram livros na biblioteca. São crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
No Verdescola tem sala de informática , curso de inglês, cursos especiais para aprender matemática e atividades esportivas.
Uma instituição de reforço escolar onde aluno respeita professor e com grande procura pelos pais em toda a região.
Vi no Instituto Verdescola,o modelo para todas as escolas públicas do País. É mantido com doações. E cria o Brasil que queremos, com educação de qualidade, saúde, respeito pelos professores e sem drogas.

Comentários

comments