Uso de cocaína é risco para infarto até em jovens, alertam estudos

Izilda Alves   01/12/2017   Comentários desativados em Uso de cocaína é risco para infarto até em jovens, alertam estudos | Shortlink:

“O uso de cocaína deve ser sempre pesquisado em pacientes que se apresentam com queixa de dor torácica em prontos-socorros”, recomendam cardiologistas.

Na pesquisa “Infarto Agudo do Miocárdio em Jovem Usuário de Cocaína” os autores explicam que “a maioria dos indivíduos acometidos é jovem, do sexo masculino e sem outros fatores de risco para doença cardiovascular.”

Segundo os autores,” alguns minutos após o uso da cocaína, ocorre dor torácica, podendo ser acompanhada de vômitos, sudorese profusa e sensação de morte iminente. O uso concomitante de cigarros e bebidas alcoólicas pode exacerbar a dor. A maioria das complicações cardíacas ocorre nas primeiras 12 horas. Cerca de 5% a 7% dos pacientes desenvolvem insuficiência cardíaca e cerca de 2% vão a óbito” 

Uso de cocaína é responsável por cerca de um quarto dos ataques cardíacos em pessoas com idade inferior a 45 anos, revela pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de  Cardiologia. “Outros efeitos cardiovasculares da cocaína incluem a formação de trombos, via ativação da agregação das plaquetas, e maior produção de tromboxano (elemento coagulante), arritmias e vaso espasmo, podendo levar ao infarto do miocárdio mesmo em pessoas jovens, sem placas de aterosclerose.”

Comentários

comments