“Maconha causa tuberculose, bronquite, câncer de pulmão e esquizofrenia”, alerta pesquisa

Pesquisa com mil adultos na Inglaterra constatou que “um terço, erroneamente, acredita que maconha não prejudica a saúde”. Informou o estudo da British Lung Foundation:
“88% pensavam incorretamente que cigarros de tabaco seriam mais prejudiciais do que os de maconha – quando um cigarro de maconha traz os mesmos riscos de um maço de cigarros.”

A reportagem publicada, hoje, pelo site da BBC Brasil, define como alarmante, segundo a British Lung Foundation “a falta de consciência”. O relatório do BLF recomenda a adoção de um programa de educação pública para aumentar a conscientização do impacto de fumar maconha e um maior investimento na pesquisa sobre as consequências para a saúde de seu uso.

O novo relatório do BLF alerta:
-fumar maconha é risco para tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão
-fumar maconha também tem sido associado ao aumento do risco de desenvolver problemas de saúde mental, como a esquizofrenia.

O estudo explica: “Parte da razão para isso, dizem os especialistas, é que as pessoas, ao fumar maconha, fazem inalações mais profundas e mantêm a fumaça por mais tempo do que quando fumam cigarros de tabaco.Isso significa que alguém fumando um cigarro de maconha traga quatro vezes mais alcatrão do que com um cigarro de tabaco, e cinco vezes mais monóxido de carbono.”A pesquisa descobriu que particularmente os jovens desconhecem os riscos.

Em entrevista à BBC Brasil, a chefe-executiva da BLF, Helena Shovelton, disse: “É alarmante que, enquanto pesquisas continuam a revelar as múltiplas consequências para a saúde do uso de maconha, ainda há uma perigosa falta de sensibilização do público sobre o quão prejudicial esta droga pode ser.Precisamos, portanto, de uma campanha de saúde pública – à semelhança das que têm ajudado a aumentar a conscientização sobre os perigos de se comer alimentos gordurosos ou fumar tabaco – para finalmente acabar com o mito de que fumar maconha é de algum modo um passatempo seguro.

Site da BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120606_maconha_riscos_rp.shtml

HÁ NOVE ANOS, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE PARTICIPAM DA CAMPANHA DA JOVEM PAN TEM ALERTADO ESTUDANTES, PAIS E PROFESSORES SOBRE OS RISCOS REVELADOS TAMBÉM POR ESTA PESQUISA,DIVULGADA HOJE PELO SITE DA BBC BRASIL. NAS CLÍNICAS DE INTERNAÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGAS QUE PARTICIPAM DA CAMPANHA DA JOVEM PAN, A REALIDADE DAS CONSEQUÊNCIAS QUE PESQUISAS REAFIRMAM. MACONHA É PREJUDICIAL À SAÚDE E PODE CAUSAR ALÉM DA DEPENDÊNCIA , CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE E ESQUIZOFRENIA.

Comentários

comments

Deixe uma resposta