Maconha causa 24% dos novos casos de psicose, alerta estudo inglês. Em SP, já há dependentes de maconha internados por psicose

Izilda Alves   16/07/2017   Comentários desativados em Maconha causa 24% dos novos casos de psicose, alerta estudo inglês. Em SP, já há dependentes de maconha internados por psicose | Shortlink:

“24% de todos os novos casos de psicose, tipo esquizofrenia, o que significa perder o contato com a realidade, estão associados ao uso de maconha”,concluem pesquisas do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências no King’s College Londres.”O risco de psicose, tipo esquizofrenia é cinco vezes maior para quem fuma maconha todos os dias”, alerta o estudo.

A pesquisa  foi realizada com 800 pessoas entre 18 e 65 anos no sul de Londres. A coordenação  foi do doutor Robin Murray, especialista em estudos sobre esquizofrenia. “Provamos que poderíamos evitar  casos de psicose, tipo esquizofrenia,  evitando o uso de maconha- afirma o especialista.Isso poderia poupar aos pacientes jovens muito sofrimento e aos governos altos custos na saúde pública.”

Em São Paulo,15% das internações na Clínica Greenwood são de dependentes de maconha com psicose, que podem evoluir para esquizofrenia, alerta o seu diretor, psiquiatra Pablo Roig. “São casos em que a esquizofrenia pode não ter reversão.”

Psicose, tipo esquizofrenia, faz a pessoa perder o contato com a realidade, define  a Associação Brasileira de Psiquiatria. São cinco seus sintomas:

-pensamentos desorganizados
-alucinações
-delírios ou crenças falsas
-mudança de sentimentos com sensação de isolamento do mundo, estranheza, como se tudo se movesse em câmara lenta, e ora muito alegre, ora deprimido demais, ou sem nenhuma emoção, como se fosse uma máquina.
-mudança de comportamento – a pessoa pode estar acelerada e agitada, andando de lá para cá o tempo todo, ou extremamente parada, passando horas e dias sentada sem fazer nada com olhar perdido. Pode ficar rindo sem motivo. Outros param de comer porque há, no delírio, a ideia de que colocaram veneno na comida.

O estudo conclui: “maconha causa  psicose, tipo esquizofrenia, em que se  perde o contato com a realidade” alerta o doutor Robin Murray. ” Com risco da esquizofrenia não reverter”, adverte o psiquiatra Pablo Roig.

 

Comentários

comments