Fumar no Narguilé é risco para dependência, tuberculose, câncer e herpes,alertam Anvisa, Inca e o NIDA

Izilda Alves   08/01/2018   Comentários desativados em Fumar no Narguilé é risco para dependência, tuberculose, câncer e herpes,alertam Anvisa, Inca e o NIDA | Shortlink:

Adolescentes que fumam no NARGUILÉ revelam fumar cigarros um ano depois, alertam o maior centro de pesquisas sobre drogas nos Estados Unidos, o NIDA, e o JAMA-Pediatrics, Jornal da Associação Médica Americana especializado em Pediatria. 
https://jamanetwork.com/…/jamapediatrics/fullarticle/2666219

A compra do NARGUILÉ É PROIBIDA A MENORES DE 18 ANOS EM SÃO PAULO. Como o tabaco, também o uso  é  proibido para menor de  18 anos.

Fumar no Narguilé causa dependência física e psíquica. É como fumar 100 cigarros numa única sessão, compara o INCA_ Instituto Nacional do Câncer. Causa como o tabaco graves doenças, alerta a Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

• Impotência
Câncer de pulmão
• Câncer de fígado
• Câncer oral (lábios, língua, faringe)
• Doenças cardíacas

Compartilhar o bocal é outro risco do Narguilé, resultando na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose, adverte o INCA.

No NARGUILÉ (ou water pipe ou shisha ou Hookah) uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça passa por um filtro com água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira. Mas a água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos. Portanto, a exposição a esses compostos é maior porque uma rodada de fumo no narguilé pode levar cerca de 45 minutos, e o fumante acaba inalando mais fumaça. Além do tempo de inalação muito maior, as fontes de aquecimento geralmente utilizadas, como carvão e madeira em brasa, quando queimadas, liberam grande quantidade de compostos químicos potencialmente perigosos, como metais e monóxido de carbono. Por isso, diversos tipos de doenças são associados ao uso de Narguilé.

 

Comentários

comments