Bebida alcoólica na gravidez pode causar até retardo mental no bebê, alertam estudos

Izilda Alves   02/12/2017   Comentários desativados em Bebida alcoólica na gravidez pode causar até retardo mental no bebê, alertam estudos | Shortlink:

Grávida que toma bebida alcoólica pode causar malformações devastadoras em seus bebês. “O álcool atinge o sistema nervoso central do feto, podendo causar no bebê retardo mental”O alerta é da especialista brasileira que tem em seu currículo experiência de 40 anos estudando e constatando esses graves riscos em hospitais de São Paulo, doutora Conceição Aparecida de Mattos Segre.

Retardo mental compromete inteligência, movimentos, linguagem e comportamento social. “Também pode causar distúrbio de atenção, hiperatividade, malformações faciais e cardiacas”, alerta a Coordenadora do Grupo sobre os efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido da Sociedade de Pediatria de São Paulo, doutora Conceição Segre.

A autora e coordenadora do livro “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém -nascido”, explica:

– grávida que toma bebida alcoólica acaba compartilhando uma parte desse álcool com o feto em desenvolvimento, o que pode afetar a saúde do filho por toda a vida, através da chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

– a SAF apresenta diversas manifestações, desde malformações congênitas faciais , cardíacas, renais e neurológicas

– pacientes com a Síndrome podem apresentar retardo mental, problemas motores, de aprendizagem, memória, transtorno do déficit de atenção

-quando adolescentes e adultos irão ter problemas de saúde mental em 95% dos casos, além de pendências com a lei e comportamento sexual inadequado.

Motivos da doutora Conceição Segre defender na Saúde Pública e nasSociedades Médicas o que já é realizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo: campanha de prevenção, esclarecendo e orientando as gestantes sobre os efeitos desastrosos do álcool sobre os fetos, enfatizando que as consequências são irreversíveis e que não há tratamento possível.

http://www.spsp.org.br/downloads/alcool.pdf

Comentários

comments